🌲 Tradições natalícias
Iniciámos esta primeira aula de 2026, em que a professora Mariana desejou um bom ano para todos e nós retribuímos igualmente.
Trazia consigo uma planta, estrela de natal e perguntou se alguém conhecia o seu nome científico... Poinsétia ou Euphorbia Pulcherrima, mais conhecida por Estrela de Natal, é originária do México e dificilmente alguém fica indiferente ao charme desta planta, muito pela sua folhagem vermelha intensa. A Poinsétia é uma planta de tradição em muitas famílias, simbolizando o amor, a alegria, a esperança, o desejo de boa sorte e prosperidade. O tema continua com as diversas curiosidades de Natal.🎅
Foi apresentado na aula vários excertos de pequenos vídeos da cientista agrícola.
1 - Poinsétia ou Estrelas de Natal
- Brácteas Coloridas: O que parecem ser as pétalas vermelhas são, na verdade, folhas modificadas chamadas brácteas. As flores verdadeiras são pequenas e amarelas, localizadas no centro.
- Estas plantas são uma boa atração para polinizadores como os insetos, abelhas e ainda pássaros, devido á sua cor vermelha chamativa.
- Simbolismo: A planta tornou-se um símbolo de renovação, celebração da luz, sendo um ícone da alegria natalina.
- Origem: É originária do México e, no seu habitat natural, pode atingir até 3 metros de altura.
- Época Festiva: A sua floração (produção de brácteas vermelhas) ocorre tipicamente entre outubro e fevereiro.
2 - Árvore de Natal 🌲
Antes do cristianismo, povos do norte da Europa (nórdicos) utilizavam plantas verdes para decorar as suas casas durante o solstício de inverno. Dias 22 ou 23 de Dezembro.
( O pinheiro simbolizava a vida, a resistência ao frio e a esperança no retorno do sol o triunfo da vida sobre a morte)
A tradição moderna é frequentemente atribuída ao reformador Martinho Lutero (século XVI)
A Rainha Vitória e o seu marido alemão, o Príncipe Alberto, popularizaram a tradição em Inglaterra.
Missa do Galo - meia noite do dia 24 de Dezembro.
A origem da Missa do Galo (celebração da meia-noite de Natal) remonta a antigas tradições populares e religiosas, com o nome derivando do simbolismo do galo como anunciador da luz e do novo dia, representando o nascimento de Jesus, a “Luz do Mundo”. Uma lenda diz que um galo cantou à meia-noite para anunciar o Messias.
3 - Madeiro de Natal
O Madeiro de Natal é uma antiga tradição portuguesa, (especialmente no interior) que consiste em acender uma grande fogueira na noite de 24 de dezembro, após a Missa do Galo, simbolizando o renascimento, com raízes em cultos pagãos do solstício de inverno, sendo um ponto de encontro para partilha de convívio, canções e danças à volta do fogo, mantendo-se acesa até ao Dia de Reis.
As cinzas do madeiro de Natal, provenientes da queima, são ricas em potássio, sendo frequentemente utilizadas como um adubo natural na agricultura e jardinagem. O potássio, em particular, contribui para a resistência das plantas ao frio, à seca e a doenças, além de auxiliar na formação de flores e frutos.
4 - História da pesca do bacalhau 🦈
"Gadus morhua" - nome científico do Bacalhau
A Frota Branca: A frota portuguesa de bacalhoeiros tornou-se famosa pela sua pintura branca (para serem facilmente identificados como neutros na II Guerra Mundial), com navios como o Criola, Santa Maria Manuela e Argos.
Condições de Vida: A vida dos pescadores era extremamente difícil, com campanhas sazonais (Abril a Novembro) de meses de trabalho árduo em condições precárias.
Apoio: O navio hospital Gil Eanes, construído em 1955, fornecia apoio médico essencial à frota.
Captura e Preparação Inicial:
Poucas horas após a pesca, o bacalhau é limpo (escalado).
Salga (Cura): O peixe é salgado para extrair a humidade e prevenir a proliferação de bactérias
Processo de Secagem do Bacalhau
Método Tradicional: O bacalhau é estendido ao ar livre, sobre armações de madeira (estendais), das 6h da manhã até às 10h sob a ação do sol e do vento. O tempo pode variar de algumas semanas a alguns meses, exigindo condições climáticas secas e solarengas consistentes.
Ė um produto que pode ser armazenado por longos períodos à temperatura ambiente devido à baixa atividade de água e alta concentração de sal, o que impede o crescimento de micróbios.
Próxima aula, dia 21 de Janeiro será exibido um vídeo sobre: “A pesca do bacalhau”. 🦈
Ainda no próximo dia 4 de fevereiro de 2026 haverá uma visita de estudo, ao Monte de Caparica ao Instituto de Metrologia.
Em breve serão dadas as devidas informações sobre esta visita.
A.F.




























