Alterações Climáticas

Variações do clima

Alterações climáticas são variações no clima que persistem durante décadas ou períodos superiores. Podem dever-se a causas naturais, a forças externas ou a atividades humanas com efeitos sobre a composição da atmosfera. Fala-se normalmente do aquecimento global provocado pelas emissões de gases de efeito estufa de atividades humanas. As alterações climáticas provocam mudanças no meio físico e nos seres vivos e comprometem os ecossistemas, o funcionamento de sistemas socioeconómicos, ou a saúde e o bem-estar humanos.

As alterações climáticas são uma ameaça à vida na Terra; mesmo com as promessas feitas no Acordo de Paris, as temperaturas globais ainda podem aumentar em 3,4 ° C neste século, forçando as pessoas a adaptarem-se a padrões climáticos extremos. O clima está a mudar por causa da forma como as pessoas vivem hoje em dia, em especial nos países mais ricos e economicamente desenvolvidos, que incluem os da União Europeia.

As centrais que produzem a energia necessária para a electricidade e aquecimento das casas, os automóveis e os aviões em que viajamos, as fábricas que produzem as coisas que compramos e as explorações agrícolas onde são cultivados os alimentos que consumimos contribuem para as alterações climáticas, emitindo os chamados «gases com efeito de estufa».

Proteger o ambiente

Combater as alterações climáticas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *