Questões Ambientais – Turmas I e II – Os Sismos

Na 1ª Aula de  Questões Ambientais em 8  e 15 de novembro, da Professora Mariana Mareco - Ano Letivo 2023/24 (turmas I e II) foi abordado o  tema "Os Sismos" ,  fica aqui um pequeno resumo.

SISMOS – FENÓMENOS SÃO CADA VEZ MAIS FREQUENTES ?

Começamos por lembrar em Portugal,  o “para sempre memorável e terrível terramoto que se abateu sobre Lisboa, no dia 1 de novembro 1755", pelas 9h 30m, hora local.

O terramoto  de 1755, também conhecido como Grande Terremoto de Lisboa, atingiu Portugal, a Península Ibérica e o Noroeste de África. A data, 1 de novembro, dia da Festa de Todos os Santos, contribuiu para um alto número de fatalidades, visto que ruas e igrejas estavam cheias de fiéis. Em combinação com os incêndios subsequentes e um tsunami, o terramoto destruiu quase completamente Lisboa e áreas adjacentes, especialmente na zona da Baixa, e atingindo ainda grande parte do litoral do Algarve e Setúbal.

O sismo foi seguido de um maremoto  e foi considerado um dos  mais mortíferos da história. Os sismólogos estimam que o sismo de 1755 atingiu magnitudes entre 8,7 a 9 na escala de Richter.

A Igreja e seus seguidores procuravam então culpados pela tragédia e organizaram uma grande procissão ao auto de fé dos condenados pela Inquisição de Lisboa, século XVIII. Também  na Universidade de Coimbra foi decidido que o espetáculo de algumas pessoas sendo queimadas em fogo lento com toda a solenidade é um segredo infalível para evitar tremores de terra .

A Igreja do Carmo (estilo gótico) guarda ainda hoje as marcas do terremoto.

No último dia   fevereiro de 1969, em Portugal Continental mais um terramoto de magnitude 7,9 na escala de Richter , provocou estragos, arrasou uma aldeia,   e provocou   13 mortos e oitenta feridos.

O sismo foi sentido em Marrocos, mas também em Bordéus e nas Canárias. Em Portugal, o Algarve foi a região mais afetada. Era também a que estava mais próxima do epicentro, localizado a cerca de 200 quilómetros a sudoeste de Sagres.

O sismo dos Açores de 1980, ou Sismo d’Oitenta ocorreu às 15h42 (hora local) do dia 1 de Janeiro. Na tarde do primeiro dia do ano, um violento sismo de magnitude 7,2 na Escala de Richter sacudiu as ilhas açorianas, principalmente as do Grupo Central.

O epicentro, localizado no oceano entre as ilhas da Terceira, de São Jorge e da Graciosa, apenas a 35 quilómetros de Angra do Heroísmo.

À superfície os efeitos foram desastrosos: 73 vítimas mortais, mais de 400 feridos e mais de 20 mil desalojados, num universo de 86 mil habitantes. A força do abalo destruiu casas, edifícios públicos e algumas igrejas construídas no séc. XIX. A cidade mais afetada por este sismo foi Angra do Heroísmo, que ficou praticamente em ruínas.

O Forte Terremoto no Marrocos

Foi um abalo sísmico de magnitude 6,8,  que atingiu a região de Marraquexe-Safim e regiões vizinhas, em Marrocos, às 23:11 locais de 8 de setembro de 2023. Foi o maior sismo até então registado na história do país, e causando pelo menos  2012 mortos e 2 059 feridos.

O sismo não ocorreu tão distante da superfície - teve profundidade de 18,5 km: "Sismos rasos com magnitudes altas geralmente acabam em muita morte, infelizmente"… -

O QUE PROVOCA OS SISMOS 

Camadas internas da Terra :

  • Núcleo -  é a camada mais interna da Terra e divide-se em núcleo externo e núcleo interno. É também a camada que apresenta a maior temperatura, que, segundo cientistas, pode alcançar 6.000°C.
  • Manto  - localiza-se entre a crosta terrestre e o núcleo. É conhecido como camada intermediária. Ele pode apresentar profundidade de cerca de 30 a 2900 km abaixo da crosta e, ao contrário dela, o manto não é sólido. Com temperatura média de até 2.000°C, essa camada é composta por material magmático (em estado pastoso) composto principalmente por ferro, magnésio e silício.
  • Crosta -  é também conhecida como litosfera e corresponde à camada mais externa da Terra, formada por rochas e minerais, como silício, magnésio, ferro e alumínio. Possui em média 10 quilómetros sob os oceanos e entre 25 e 100 quilómetros sob os continentes. Na crosta encontram-se os continentes, as ilhas e o fundo oceânico. Além disso, observa-se que ela não é uma camada inteiriça, pois há divisões que formam grandes blocos rochosos conhecidos como placas tectónicas, que se movimentam e podem provocar tremores na superfície terrestre.

As placas tectónicas são separadas e distintas, movimentando-se em diferentes direções.

Esse movimento origina um contacto ao longo dos limites das placas, o que origina eventos geológicos como terramotos e a criação de elementos topográficos como cadeias montanhosas, vulcões ou fossas oceânicas.

A duração de um sismo varia desde alguns segundos até dezenas de segundos, poucas vezes ultrapassando um minuto. Após o sismo principal geralmente seguem-se reajustamentos do material rochoso que dão origem a sismos mais fracos denominados por réplicas.

COMO SE MEDEM OS SISMOS

Os sismógrafos produzem sismogramas onde se registam os tempos de chegada e as amplitudes dos vários tipos de ondas sísmicas.

Serve para medir a magnitude da energia libertada pelo sismo. Até à data os  maiores sismos que se registaram estão no grau 9.

 

 

Para medir a intensidade de um terramoto, ou seja os seus efeitos ou danos que causa um sismo em determinada zona geográfica ou povoação. A escala é de 1 a 12 .

 

 

OS MAIORES ABALOS SÍSMICOS

CHILE em 22 /05/1960

Magnitude: 9,5   Na noite de 22 de maio de 1960, o Chile foi atingido em cheio pelo maior terremoto registrado no planeta.

 Alasca (EUA)  em 28/03/1964

Magnitude: 9,2 O terremoto, que foi seguido por tsunami, tirou a vida de 131 pessoas e causou prejuízos da ordem de (2,3 bilhões a 11,5 bilhões de dólares). Os efeitos do tremor foram fortemente sentidos em várias cidades americanas.

Indonésia em 26/12/ 2004

Magnitude: 9,1  - Às 0h58 do dia 26 de dezembro de 2004, um terremoto de grande magnitude atingiu a costa oeste da ilha de Sumatra, na Indonésia.O tsunami que se seguiu ao terremoto atingiu 14 países do Sul da Ásia e do leste da África. Ao todo, a tragédia deixou cerca de 230 mil mortos ou desaparecidos e 1,7 milhão desabrigados.

Japão em 11/03/2011

Magnitude: 9,0 - Pelo menos 15,7 mil pessoas foram mortas, 4,6 mil dadas como desaparecidas e 5,3 mil feridas quando um terremoto seguido por tsunami arrasou a costa leste de Honshu, a maior e mais populosa ilha do Japão.

A combinação de tremor e maremoto também deixou mais de 130 mil pessoas desabrigadas e destruiu 300 mil casas e prédios. A maioria das mortes ocorreu nas cidades de Iwate, Miyagi e Fukushima.

TURQUIA em 6/2/2023

Magnitude: 9,0 - Pessoas caminham perto de mesquita destruída por terremoto em Malatya, na Turquia: tremor de 7,8 foi o mais forte na região em décadas.

Turquia e na Síria em 6/03/2023

Passa de 50 mil o número de mortos no maior terremoto em 80 anos na Turquia e na Síria, segundo contagem oficial.

Foi considerado pela ONU o pior desastre natural num século.

SUSCETIBILIDADE DE OCORRÊNCIA DE SISMOS E TSUNAMIS EM PORTUGAL CONTINENTAL

Em Portugal Continental as regiões classificadas com suscetibilidade elevada a sismos distribuem-se maioritariamente pelos distritos de Faro (todo o Barlavento a  faixa sul do Sotavento), Beja ( faixa litoral), Setúbal (todo o norte e a metade oeste), Lisboa( toda a metade este e uma estreita faixa litoral a sul) e ainda o de Santarém( centro e sudoeste).

Entre os principais elementos expostos localizados em zona de suscetibilidade elevada estão os aglomerados urbanos mais populosos.    A população, edifícios, equipamentos e infraestruturas destes aglomerados constituem, por isso um importante elemento exposto ao risco de sismo:

A área metropolitana de Lisboa e o Algarve (mais populosos) As infraestruturas de transportes: aeroportos e portos marítimos As principais autoestradas, pontes de ferrovias, nos distritos de Lisbos, Santarém , Setúbal e Faro.

CARTA DE SUSCETIBILIDADE A TSUNAMIS

Quando a atividade sísmica é gerada no oceano pode ser acompanhada por tsunamis.

O tsunami é uma série de ondas com um comprimento muito longo (100 Kms entre cristas). À medida que as ondas se vão aproximando da costa o comprimento diminui e a altura aumenta, podendo chegar aos 30 m, o que significa grande grau de destruições.

Em Portugal Continental a ocorrência de tsunamis pode existir sobretudo no litoral do Algarve, na Península de Setúbal e em Lisboa.

ORGANIZE-SE  EM  7  PASSOS:

1-  Identifique e corrija os riscos da sua casa .

2- Organize um Plano Familiar de Emergência

3- Prepare um KIT de Emergência

4- Identifique e corrija os pontos fracos da sua casa

5- Execute os 3 gestos que protegem

6 - Cuide de si, dos seus e dos mais vulneráveis

7-  Esteja atento às indicações das autoridades.

BM/AM

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *