Visita às Salinas da Moita e ao Museu da Música Mecânica

No âmbito da disciplina de Questões Ambientais I (Prof.ª Mariana Mareco) realizou-se no passado dia 25 de janeiro de 2023, uma visita de estudo às Salinas da Moita e ao Museu da Música Mecânica.

Partimos cerca das 09,30h rumo à Moita onde nos esperavam os técnicos para nos acompanharem na visita às Salinas.

As condições climatéricas são determinantes para a cristalização do sal, sendo mais rápida a evaporação da água em tempo de grande calor e vento, daí que a safra do sal se inicie na primavera e termine no verão. No final de abril, os salineiros começam a preparar a marinha, que foi inundada de água salgada durante o inverno, para evitar os efeitos de dessalga da água doce das chuvas. A marinha é posta a seco, limpa de lamas e areias que se acumularam, reconstruídos os muros e desobstruídos os canais. Procede-se depois à cura da talharia, operação que inclui a compactação dos fundos em argila, procurando-se o seu endurecimento, de modo a torná-los impermeáveis às infiltrações de água-doce e também para evitar que durante a redura se soltem partículas ou areias que sujem o sal. Realizado o trabalho preparatório, faz-se entrar a água do rio marinho através de uma porta de água aberta no viveiro, tomada nas marés de maior enchente, que possuem mais salsugem.

A água  transita    depois  para   os caldeirões (superfícies evaporatórias),  onde  fica  a  moirar, sofrendo a evaporação, ao mesmo tempo que se depositam nos fundos diversos corpos da solução, limos e outros detritos e aumenta a salinidade.

Após o almoço servido num restaurante local, seguimos para o Museu da Música Mecânica onde fomos divididos em dois grupos. O primeiro grupo foi visitar o Museu de Música Mecânica e o segundo grupo começou por visitar uma exposição temporária de pintura, situação que seria invertida, algum tempo depois.

O Museu da Música Mecânica é constituído por mais de 600 peças que se movimentam por sistemas exclusivamente mecânicos, e abrangem fundamentalmente o período de finais do séc. XlX até à década 30 do séc. XX, todas em estado de funcionamento.

O Museu da Música Mecânica convida a uma viagem no tempo para ver, ouvir e sentir o som original de peças com mais de 100 anos de história. Uma coleção impar, testemunho da criatividade humana e do apelo à sensibilidade artística. Dos salões para a rua e para as coleções. A memória nua das sonoridades encantatórias. Magnífica exposição, trazendo-nos vivências passadas, com acordes do presente. Não há como a música para nos envolver no mundo e transformá-lo à medida dos nossos sonhos.

MARAVILHOSO… MÁGICO… INSPIRADOR! GOSTEI MUITO!

Bárbara Maia

Fotos da Visita de Estudo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *