Visita Estudo Questões Ambientais I – Renova

Como é habitual no final do 2º. Período de cada ano letivo, realizou-se em 29 de março de 2023 mais uma Visita de Estudo da Turma 1 de Questões Ambientais, professora Mariana Mareco à Fábrica da Renova, ao Museu Industrial e Artesanal do Têxtil e às Grutas das Lapas.
Durante a viagem, como é seu hábito, a nossa reitora e prof. Mariana Mareco, foi-nos dando algumas informações acerca do que iriamos visitar, criando bom ambiente dentro do autocarro, parecendo até que a viagem chegou ao seu destino sem que dessemos por isso.
A primeira paragem foi na Renova – Fábrica de Papel do Almonda, SA.
A Renova é uma marca líder de produtos de grande consumo, com forte presença em diversos mercados internacionais.
A instalação da Renova na nascente do Rio Almonda em finais da década de 30 – início da década de 40 do Século passado, portanto há cerca de 80 anos, foi antecedida de um estudo sobre a qualidade da água, que considerou a água do Almonda como a quarta melhor água do país para a fabricação de papel.
A Renova está em Torres Novas por que é aqui que está o sangue que lhe corre nas veias: um sangue de enorme qualidade; o bem mais precioso de todos – a água do Rio Almonda.
A água faz parte do processo produtivo da Renova. Ou seja, o fabrico de papel precisa de água (muita água) e de preferência água de qualidade. Este é verdadeiramente Grande Prémio que a comunidade Torrejana oferece à Renova há cerca de 80 anos.
Parte desse consumo passa pelas Etares e é devolvido ao Rio Almonda – obviamente em condições de pureza inferiores aquela em que foi captada.
A empresa Renova SA é a detentora da marca com a mesma designação – RENOVA. Fabrica e comercializa produtos de papel tissue, como guardanapos, rolos de cozinha, lenços ou papel higiénico. A marca disponibiliza igualmente diferentes gamas de produtos nos segmentos de higiene feminina, ou toalhetes humedecidos, bem como uma ampla oferta para uso profissional na indústria, serviços, hotelaria e restauração. A empresa opera duas unidades produtivas em Portugal e uma terceira fábrica em França.
A marca “Renova” tem uma forte presença em vários mercados europeus, sendo marca líder em alguns deles. Os países onde detém maior participação de mercado são Portugal, Espanha e França.
O reconhecimento global da marca Renova tem crescido nos últimos anos, chegando a um leque cada vez mais alargado de países não só da Europa, como também do continente Americano, Ásia e África.
Renova, a marca do “papel mais sexy do mundo”, assume uma vincada matriz inovadora. Criou o primeiro papel higiénico preto do mundo, conquistando níveis de notoriedade considerável não só no nosso país, como também um forte reconhecimento internacional. Mais recentemente, destacam-se inovações que proporcionam, nos diversos mercados onde opera, produtos personalizados e gamas com embalagem em papel, reciclado e biodegradável, como alternativa ao plástico, resposta à preocupação ambiental crescente dos cidadãos em todo o mundo.
Após o almoço num restaurante local onde nos foi servido “Galo à Moda da Casa”, muito do agrado de todos, fomos até ao Museu Industrial e Artesanal do Têxtil.
O Museu Industrial e Artesanal do Têxtil, pretende dignificar a memória das gerações que fizeram de Mira de Aire e Minde um dos maiores Pólos da Industria têxtil de Portugal durante o Século XX.
O museu surge da vontade de preservar o património industrial da região e tem como objetivo informar os visitantes sobre a forma como se processava a lã no fabrico de carpetes, mantas, fazenda e malhas.
A exposição permanente inclui maquinaria e equipamentos da indústria têxtil com painéis informativos.
Na sala onde existiu o antigo berçário/creche da Fábrica de Tapetes Vitória, há um espaço audiovisual que lhe permitirá compreender as diferentes fases do processo de transformação da lã, através de um vídeo explicativo retratando as diferentes fases: tosquia, lavagem, tinturaria, cardação, penteação e tecelagem.
Para terminar este dia por terras de Torres Novas, fomos até à Aldeia das Lapas. Por baixo das casas e ruas típicas da aldeia das Lapas, a 2 km da cidade de Torres Novas, esconde-se um labirinto de galerias escavado na rocha.
As grutas das Lapas, que deram o nome à aldeia, são um conjunto de túneis subterrâneos, classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1943. A rede de túneis percorria quase todo o morro onde está assente a povoação. Porém, apenas uma parte do percurso está acessível.
A geologia do solo, calcário mole conhecido por “tufo”, explica a relativa facilidade com que, em tempos, a mão do homem talhou esta singular preciosidade arqueológica.
Regressamos a casa culturalmente mais ricos e com vontade de novas aventuras por Terras de Portugal.
Quando pensamos que já vimos tudo a nossa professora Mariana Mareco surpreende-nos sempre com coisas novas.
Obrigada prof. Mariana Mareco por mais esta injeção de saber.
Bárbara e Alberto Maia

Fotos da Visita Estudo Renova, Museu Industrial e Artesanal do Têxtil e às Grutas das Lapas - Torres Novas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *