Visita Estudo a Nisa

Questões Ambientais I

O ano letivo está a terminar e a turma de Questões Ambientais I, lecionada pela professora Mariana Mareco, realizou no passado dia 7 de junho uma Visita de Estudo a Nisa, vila raiana portuguesa no distrito de Portalegre, do Alto Alentejo, com cerca de 3000 habitantes.

Cerca de cinquenta alunos e amigos, com a dinamização da professora Mariana Mareco, coadjuvada pela sempre muito bem-disposta professora Amélia Costa, partiram manhã cedo da Amora, para esta visita de estudo.

Durante o percurso de autocarro, a Professora Mariana Mareco foi-nos falando, como é seu hábito, com a sua alta sabedoria e conhecimento, acerca dos locais com interesse por onde íamos passando, assim como, dos locais que iríamos visitar em Nisa.

Depois de uma curta paragem para um pequeno almoço retemperador de energia, seguimos viagem e fizemos uma primeira paragem no Trilho da Barca d’Amieira onde fizemos uma curta caminhada nos passadiços de Nisa. É um percurso para toda a família e atrativo para um vasto grupo de interesses. Natureza, passadiços, uma ponte pedonal suspensa, baloiços e miradouros. Se começarmos próximo da barragem, iniciamos o percurso nos passadiços que foram inaugurados recentemente e podemos desfrutar de uma vista panorâmica para um dos sinais mais marcantes do engenho do Homem, as enormes comportas da barragem.

Antes do almoço, ainda houve tempo para uma visita a uma queijaria. A queijaria Fortunato é um projeto familiar que produz queijos saborosíssimos, deliciosos e com tamanhos e variedades para todos os gostos.

O processo de produção do queijo artesanal compreende as seguintes fases: I filtração do leite; II adição de cultura láctica e coalho; III coagulação; IV corte da coalhada; V mexedura; VI dessoragem; VII enformagem; VIII prensagem manual; IX salga seca; X maturação.

Queijos de fazer crescer água na boca. Começar a comer é fácil difícil é parar. Delicioso parabéns!!!!

Almoço no restaurante “O Quintal da Festa”

Acolhimento espetacular, com uma simpatia a toda a prova. A comida é caseira e de uma confeção excelente. O enquadramento proporcionado pela latada e por alguns elementos agrícolas é fantástico. A casa tradicional existente no espaço (museu casa da noiva) é um espaço que nos faz recuar alguns anos no tempo.

Confortados pelo almoço, foi tempo de pequeno passeio até ao centro da vila onde efetuamos mais algumas visitas:

Posto de Turismo de Nisa, que tem como objetivo a divulgação dos produtos do concelho através de exposições dentro e fora do concelho.

Cine-Teatro de Nisa, onde está patente a exposição “Valquíria de Joana Vasconcelos”. Mistura croché de lã feito à mão, aplicações em feltro, tecidos, adereços, insuflável, entre outros materiais, tendo sido produzida com a colaboração de artesãs de Nisa, usando-se motivos florais e técnicas tradicionais desta vila portuguesa do distrito de Portalegre. O seu peso ultrapassa os 220 quilos e os nove metros de altura.

Museu do Bordado e do Barro, vocacionado para albergar a Exposição Permanente do Barro e do Bordado, o Núcleo Central apresenta o conjunto de peças com maior valor histórico, artesanal e artístico de todo o acervo do Museu. Aqui, o visitante poderá, de forma simples, pedagógica e criativa, conhecer de forma abrangente a História, as técnicas e o património destas artes tradicionais, enquadrando-as na História.

Terminada esta visita, é tempo de um passeio pelas bonitas ruas de Nisa.

Candidata a Património Mundial, a arte da olaria pedrada, tem em Nisa uma rua calcetada a barro e mármore, que é sem dúvida nenhuma, muito linda e merecedora dessa homenagem.

Chegou finalmente a hora de nos dirigirmos para o autocarro e fazer a viagem de regresso. Contudo, ainda houve um tempinho para a foto de grupo, na escadaria da Igreja Matriz.

Partimos cheios de vontade de lá voltar, mas ainda iríamos ter outra surpresa! As nossas delegadas de turma, tinham reservado para este dia, fazer uma pequena homenagem à nossa professora Mariana Mareco. Assim, paramos numa estação de serviço e houve um moscatel de honra acompanhado de um saboroso bolo, durante o qual foi feita a oferta de uma lembrança dos alunos de Questões Ambientais I à professora Mariana Mareco.

Muito comovente, mas muito merecido este momento!!!

Regressamos um pouco cansados, mas mais ricos em experiências e conhecimentos.
Obrigada à professora Mariana Mareco que nos proporcionou um passeio alegre, divertido e inesquecível.

AM/BM

Ficam aqui alguns registos fotográficos desta visita de estudo a Nisa.

1 pensou em “Visita Estudo a Nisa

  1. Parabéns Babara e Maia pelos bons artigos que apresentam não só na turma de ambiente, como noutras turmas. Quem visita o site da Unisseixal pode apreciar os grandes eventos feitos ao longo de todo ano e sempre acompanhados de grandes reportagens. Neste momento são os únicos colaboradores do site da Unisseixal, disponíveis sempre que podem.
    Fica aqui registado o mérito que atribuo a estes dois alunos, o meu agradecimento especial pelas imensas horas que disponibilizam em prol da nossa Universidade Sénior. Bem Hajam e obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *